domingo, 27 de janeiro de 2008

07 - HOMENAGENS

Como já foi dito, na história do carnaval campista, as ditas “homenagens” começaram com o carnavalesco Benedito Caetano, do Cordão Carnavalesco Temor do Norte. Nos anos 60, quando os desfiles não eram oficializados, ele resolveu enaltecer a figura do então político Carlos Ferreira Peçanha. Como não tinha nenhuma intimidade com os versos, o sorridente carnavalesco saiu com essa letra no mínimo antológica:

Eu fui para São Paulo
Passei pela montanha
E vim no carnaval
Pra sardá Carlinho (sic) Peçanha.


Ainda nos anos 50, o mesmo Benedito, autor de outra música na qual homenageia o próprio filho – “Eu me chamo Benedito / O meu filho é Hiroito / Veja que rapaz bonito...”, passa à história, como o primeiro súdito de Momo a empregar o marketing comercial no carnaval. Vale repetir os deliciosos versos com os quais elogiou uma cachaça muito consumida naquela época, embora ninguém tenha conseguido explicar que é esse tal de Pedro Lomeu Charles imortalizado na composição:

Nenhum comentário: