domingo, 27 de janeiro de 2008

09.3 - O que diz Garotinho?

Finalmente, depois de ter criado toda essa celeuma a partir de 2001 e ter sido homenageado várias vezes, tanto como prefeito quanto como ex-governador do estado, por cinco escolas de samba campistas no ano passado, a saber: Leopoldinense, Acadêmicos da Cidade Luz, Unidos de Ururaí, União da Esperança e Ururau da Lapa, Anthony Garotinho declarou que: “embora eu tenha sido homenageado já por diversas vezes, em diversas escolas diferentes, tanto aqui em Campos, como no Rio de Janeiro, sou radicalmente contra. (...) Acho que nós devemos procurar abordar, nos desfiles das escolas, temas históricos, temas que aproveitem para esclarecer, educar a população sobre fatos importantes que aconteceram ou no nosso país, ou na nossa cidade, ou até mesmo temas atuais como o problema do aquecimento global”.
Instigado ainda sobre a situação atual das escolas que vêem nesse tipo de enredo a solução para os seus problemas, Garotinho disse que “hoje em dia a situação chegou num tal nível, onde pessoas, sem a menor representatividade elas acabam sendo homenageadas, porque ocupam cargo na prefeitura, ou qualquer coisa parecida. Deveria haver uma certa intervenção do Poder Público, não no sentido de censurar, mas de orientar melhor para que elas coloquem temas que acrescentem os participantes da escola e a comunidade envolvida com a escola”.
E concluiu dizendo que “o carnaval de Campos teve momentos espetaculares. Hoje vive um drama muito diferente: desorganizado, falta de recursos, falta de atividade das escolas durante o ano. Nada acontece e algumas escolas recebem verba e não colocam na avenida o carnaval com o qual se comprometeram. Acho que Campos precisaria de uma reformulação. Acabar com uma certa politização no carnaval. A estrutura do carnaval de Campos não pode continuar como está”.
Após ouvirmos as declarações do ex-governador e ex-prefeito de Campos sobre esse tema, fomos surpreendidos com diversas faixas colocadas em alguns pontos da cidade, como no Mercado Municipal, na frente da Fundação Zumbi dos Palmares e na Avenida 28 de Março, dizendo que o enredo da escola Amigos da Farra, para 2008, é o médico Paulo Hirano, que também é o diretor da Faculdade Estácio de Sá.
Finalmente, fica a pergunta: “Será que isso é mais uma forma de marketing pessoal com fins eleitoreiros, já que no ano que vem têm eleições. Ou será uma propaganda sobre a faculdade que tem o mesmo nome de uma escola de samba carioca?”.

Nenhum comentário: